terça-feira, 29 de novembro de 2016

Voluntariado

Nunca fiz voluntariado. Já fui voluntária em eventos, mas nunca algo que eu encarasse como "voluntariado a sério". Penso bastantes vezes no assunto, mas nunca passou disso... Neste momento, em que se calhar até tinha mais disponibilidade, procurei por causas em que pudesse ajudar aqui, mas há toda uma barreira linguística que eu ainda não consigo transpor.
Apesar de nunca o ter feito, tenho a noção de que quem o faz é porque quer dar de si. No entanto, acaba-se por se receber muito mais do que aquilo que se dá... Recebe-se gratidão, recebem-se lições de vida. Claro que não posso falar por experiência própria, mas acredito que quem o faz tenha mais noção das necessidades dos que nos rodeiam, bem como mais tolerância. Possivelmente, torna-os melhores seres humanos.
Pois, isto é a ideia romantizada que tenho da coisa. Ainda assim, gostava mesmo muito de passar a ter uma visão real. Passamos o tempo todo centrados no nosso umbigo, mas a verdade é que podíamos perfeitamente tirar um bocadinho da nossa semana para visitar um hospital, para distribuir comida, ou até mesmo fazer companhia a um velhote que não tem ninguém. Dizem que querer é poder...

1 comentário:

R disse...

eu adorava fazer um dia, um desses mesmo à seria. Eu de voluntariado tipo nos supermercados e assim já fiz agora sempre senti curiosidade por experimentar algo mais e maior :)