segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Sai um arroz de pato para a mesa ao lado do Eusébio!


Ora então já temos nova revolta das redes sociais! Parece que o jantar da Web Summit no Panteão Nacional está a levantar ondas. A minha primeira reacção foi pensar "oh là là, quem me dera!" (já viram bem aquele requinte?) e a segunda foi rir-me ao imaginar-me a comer num cemitério ou num memorial à segunda guerra mundial (quão drástica?).
Vamos por partes. Os organizadores do evento já vieram pedir desculpas, explicando que têm um conceito diferente de morte e deixando claro que não quiseram ofender os portugueses. Aplaudo a reacção, perante tantas virgens ofendidas... Mas qual era a necessidade? Limitaram-se a pagar por um serviço que é oferecido, que está previsto pela nossa lei. E é aqui que reside o problema... Somos um país cujos valores permitem a realização deste tipo de eventos num local de culto? Talvez não.
Pessoalmente, não vejo problema. O Panteão Nacional tem o objectivo de homenagear figuras portuguesas de excepcional valor e, na minha perspectiva, os eventos associados seguiriam a mesma linha de raciocínio. Mas eu sou eu... E olhando para os portugueses, de facto não vejo que haja esta identificação. Temos um respeito muito grande em relação à morte, possivelmente devido às nossas crenças religiosas, e as nossas regras e leis deveriam ser um reflexo disso mesmo.
Se há a necessidade de tamanho ressabiamento? Não me parece. Mas do que não há MESMO MESMO necessidade é de os políticos se virem agora armar em bonitos. Temos o ex-Secretário de Estado que permitiu isto a dizer que há eventos mais adequados do que outros (não percebo a definição) e temos o próprio Primeiro Ministro a dizer que é indigno. Suuuure, como se não soubesses do que se ia passar...! Tal como, alegadamente, não sabia do jantar promovido pelo Turismo de Lisboa quando ele próprio era Presidente da Câmara de Lisboa. Que engraçado... (e conveniente)
Politiquices (que nem me interessam muito neste aspectos) à parte, se os jantares no Panteão vão ser proibidos (não que eu soubesse antes que eram autorizados), tenho pena de ter perdido a oportunidade para dar lá um saltinho e comer um croquete com o Garrett. Como eu nunca lá fui (isso sim, é problemático), teria sido uma excelente oportunidade para juntar o útil ao agradável...

2 comentários:

Coisas da Andreia disse...

O que é certo é que por Lisboa não faltam sítios para fazer esse tipo de jantares/eventos, pelo que acho que a escolha foi um pouco má :)

Emma disse...

Eu também não entendi o alarido :o pela maneira que falam, parece que foi lá feito um concerto de heavy metal e que partiram tudo xD foi apenas um jantar