sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Entraves

Muitas vezes, é-nos fácil desanimar quando aparecem certos entraves. Um plano há muito ansiado que foi totalmente por água abaixo devido a um imprevisto ou a rejeição contínua nos nossos trabalhos de sono são apenas exemplos de coisas que nos podem deixar tristes, frustrados e com um sentimento de impotência máxima.
Eu sinto isto muitas vezes, não vou negar. Mas, cada vez mais, tento olhar para as coisas de outra perspectiva (por muito difícil que seja). Mesmo que os planos que tínhamos saiam completamente furados, porque é que a alternativa é necessariamente má? Mesmo não sendo perfeita, está de certeza a ensinar-nos algo.
Tenho sentido muito isto em relação ao mercado de trabalho. Já tive de mudar as minhas primeiras abordagens e de deixar as minhas prioridades um bocado de lado. Tremo de cada vez que penso que, um dia, vou ter de me virar para a minha opção número 7549.
Contudo, ando a tentar focar-me numa melhor forma de olhar para isto. Não é vergonha nenhuma não se atingir um objectivo. Vergonha é não lutar e desistir antes disso! Se for uma solução temporária que me dê outro tipo de competências, qual é o problema (para além de achar que não gosto disso, ups)? Às vezes, os caminhos alternativos também conduzem ao objectivo final e, pelo caminho, aprendemos uma coisinha ou outra. Isso também é importante.


(ou, pelo menos, é nisso que eu quero acreditar)

6 comentários:

Tulipa Negra disse...

Quer consigas ou não, tal como dizes o importante é não desistir! Boa sorte, querida :)

Cláudia S. Reis disse...

Quando acabei o meu mestrado em Educação de Infância só consegui trabalho em ATL. Não era o ideal mas aprendi imenso. E foi graças a esse trabalho que consegui encontrar um sitio para ser Educadora. Já comecei o meu segundo ano e sinto-me realizada. Se voltasse atrás tomaria as mesmas decisões. Ajudaram-me a ser melhor profissional.

O importante é nunca desistir de perseguir os nossos sonhos. Um dia somos recompensados :)

Teresa Isabel Silva disse...

Infelizmente a vida vai estar cheia de entraves, mas são eles que tornam os nossos sonhos ainda mais deliciosos quando os alcançamos!

Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

TUGA disse...

*** Putugal e uma merda!!!! ***

Eu vou comer no "sopas dos Pobres" tudos os dias! Putugal é um país pobre, mais eu gosto de ser racista para o Brasil, Angola, Cabo Verde etc....ignorância faz parte da minha cultura portuguêsa!!!

PUTUGAL e uma merda e verdade e verdade! Nao trabalhos pa os Velhos e os Jovems...e verdade e verdade! E racismo puro e muito desgraciado!

ORGULHO e IGNORANCA DO PUTUGAL e NOSSO PATRIMONIO!!!!!!!!!!!!!

Marta Moura disse...

Concordo inteiramente. E o importante é não parar.

м disse...

Como dizes, importa não desistir. Os entraves vão sempre existir na nossa vida, seja em que ramo for. Servem para nos pôr à prova e, acima de tudo, para aprendermos com eles.

Como sabes, até agora não consegui emprego na minha área, mas já fui conseguindo outros que, bons ou maus, me fizeram desenvolver competências importantes e me deram estaleca para aguentar outras coisas. Tenho aprendido muito neste trabalho, por exemplo, coisas que nunca imaginei saber ou sequer que existiam e acho isso uma mais valia tremenda. Antigamente, quem tinha muitos trabalhos era considerado pouco fiável, saltava de trabalho em trabalho por algum motivo menos bom, porque era preguiçoso, etc. Hoje em dia, ter experiências diferentes são uma mais valia! Aprendemos sempre coisas novas, somos polivalentes e mostra que somos capazes de trabalhar em qualquer coisa, aprender tudo, dedicarmo-nos a áreas distintas.
Ficar parado à espera do emprego dos sonhos é um erro enorme. Estamos a desperdiçar oportunidades potencialmente boas de aprender, de ganhar dinheiro e é sempre mal visto um longo período de tempo de inatividade, como se a pessoa fosse preguiçosa ou nem tentasse.

Nunca desistir! Se o plano A não dá certo, há outras letras no alfabeto, não é assim que e diz? :) Boa sorte!