sábado, 16 de setembro de 2017

Os dramas de ser fã da Apple (para um comum mortal)


Eu sou uma fã da Apple. No meu grupo de amigos (em qualquer grupo de amigos ao qual eu pertença), sou a mais fanática. Comecei aos 16/17 anos com um iPod, pelo qual muito lutei. Seguiu-se o MacBook Pro quando entrei para a faculdade, faz agora 6 anos. A seguir veio o iPad (que foi para aí o segundo modelo que saiu?) e, the last but not the least, o meu rico iPhone.
Usei todos estes produtos com muito carinho e a verdade é que todos eles funcionam (não me lixem agora se faz favor!). Deixei de usar o iPod quando comecei a usar mais o carro (que tem rádio, não é?), mas a verdade é que eu poderia usá-lo para ligar às colunas... Acontece que sou preguiçosa. Também deixei de usar o iPad frequentemente assim que comecei a ter mais trabalhos e projectos que me exigiam levar o computador para a faculdade, mas antes disso fomos ricos amigos no lazer e no estudo, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Em relação ao iPhone... Foi um dos mais desejados, durante mais tempo. Custava-me MUITO dar tanto dinheiro por um telemóvel. Acabei por, na altura, não comprar o modelo mais recente... E não me arrependi! Dei bom dinheiro por aquilo que o meu telemóvel vale. Gosto dele como um todo e não apenas por ser bonito e tirar boas fotos (para a altura... não vamos comparar as fotos do 5S com as dos modelos mais recentes).
Mas... Agora vem o mas. Eu comprei uma grande parte destas coisas quando eram a preços "aceitáveis" (entre aspas, porque a Apple sempre foi cara). Neste momento, preciso de comprar um computador novo e um equivalente ao meu (com tecnologia recente, um bom processador, uma memória ok) começa nos 2000€. Oi? Meus amigos, lamento informar-vos, mas isso é de loucos. Na altura, comprei o meu rico computador por 1250€, sendo que deste valor, 50€ foram para passar de 256 a 512 Gb. Neste momento, aumentar a memória para o dobro, ronda os 300€. Ah ah ah. São engraçados, amigos. Eu sei que é disco SSD, mas ainda assim. Preços proibitivos.
Agora vocês dizem "então compra um computador que não seja Mac", ao que eu respondo "falar é fácil". Não consigo. A experiência valeu muito a pena... Aliás, só o quero trocar porque uso para trabalhar e a idade não perdoa. Se eu só o usasse para coisas mais "soft", que não exigissem grandes processamentos e etc., ainda estaria aqui para as curvas.
Posto isto, e como não quero gastar 2000€ num portátil, acho que vou ter de downscale. Comprar um modelo um pouco mais fraco, equipá-lo com processador i7 e mais uma ou outra coisa, e suspirar baixinho. Se for ver bem, até fica ao preço de computadores Windows com as mesmas características (eu a tentar convencer-me)... Como tenho dito à minha mãe (que acha genuinamente que eu deveria gastar mais dinheiro e pronto - não percebe do assunto e é louca!), estou a acabar o curso e vai passar a ser o meu computador pessoal. Para onde quer que eu vá trabalhar, é bom que me arranjem um computador, não é verdade? Por isso... Downscale is ok.
Esta procura louca por equipamentos da Apple dá-me cabo da cabeça. O novo iPhone já está (quase) ao preço pelo qual eu comprei o meu computador. Da Apple. Está tudo louco!!

Sem comentários: