sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Os dramas de viver numa residência

Eu nunca quis viver numa residência de estudantes. Pelo menos, não naquelas "normais"... Em Lisboa, para se estar numa em que o preço seja razoável, as condições não são assim tão aceitáveis. Partilhar quarto? Desculpem, mas não. Partilhar a cozinha com 50 mil macacos que não se preocupam se deixaram as coisas minimamente limpas? Também não sei até que ponto ia funcionar a longo prazo.
Aqui é diferente. Por muito que as condições fossem más, eu queria vir para uma residência... Ou melhor, não queria, mas tinha de o fazer. Para me forçar a interagir com pessoas mas, sobretudo, pelo preço. A parte boa (não sei se é do país, ou se simplesmente calhei numa em que é assim) é que há limpeza durante os dias úteis da semana aos espaços comuns.
Até aqui, fantástico, não é assim? Pois. Mas eu estou habituada a viver em casas, apartamentos. Em que tenho espaço na cozinha para ter mais do que cebolas. Em que tenho forma de deixar os meus produtos de banho, adivinhem onde!?, na casa de banho. Aqui é diferente... As condições são boas, mas calminha. Não há espaço suficiente naquela cozinha minúscula para as coisas de tantas pessoas. Então, tudo o que é utensílio de cozinha e até mesmo enlatados, bolachas, etc. estão numa estante do meu quarto.
Todos os dias a rotina é a mesma. Depois de limpar tudo, tenho de trazer as coisas para o quarto. Deste modo, já consegui "perder" (depois eventualmente encontro as coisas) facas, tachos, tampas, tupperwares... Tudo. Já para não falar dos meus produtos de higiene... Que já ficaram n vezes na casa de banho. Não é que estejam perdidos, mas estão a ocupar o espaço para as outras pessoas. Qualquer dia deixo lá as cuecas...
Não quero ser mal agradecida, eu gosto bastante deste sítio. Mas só penso em ter um emprego e um ordenado minimamente estável para poder ter o meu T1. Ou T0. Ou o que for, mas o meu espaço.

3 comentários:

Ju. disse...

Vivo numa residência desde o meu primeiro ano mas tenho a sorte de ter um quarto e uma casa-de-banho só para mim. O pior é mesmo a cozinha, com o seu mini-frigorífico. Ah, e os roubos que de vez em quando ocorrem a alimentos!
Beijinho*

C. disse...

Eu sempre detestei partilhar casa ou viver nas residências... mais valia pagar um bocadinho mais ou até ter um espaço mais pequeno mas pelo menos ser só meu.

Beijinhos,
O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

Anónimo disse...

Também sou da opinião que partilhar casa para mim não dava.
Preferia viver sozinha :)