sábado, 7 de janeiro de 2017

Agarrar as oportunidades

Amanhã parto para uma conferência e não podia estar mais devastada por pensar nisso. É a minha primeira conferência a sério e, como estudante de Mestrado que sou e com uma experiência muito limitada em investigação, fui completamente estúpida em ter querido ir. Mas o que é que eu sei da vida para ir lá apresentar um poster? Nada. Além disso, estou completamente de rastos do stress dos últimos dias e da viagem que acabou hoje, o que não ajuda à minha disposição. Para finalizar, é de referir que estou a deprimir a pensar no dinheiro que vou gastar nas montanhas... E no quanto me vou partir toda a experimentar ski. Esta é a i. a ver o copo meio vazio. Ou melhor, vazio de todo, que isto é uma depressão pegada...
Mas também a existe a i. que sabe o que é o copo meio cheio. Daqui a uma semana, quando tudo já estiver pelas costas, se calhar o copo até vai estar cheio a transbordar. Eu posso ser uma falhada, mas a verdade é que ninguém (sem ser eu) se vai importar assim tanto com isso. Além disso, foi uma oportunidade incrível (em vários sentidos) que me foi dada, por que é que eu haveria de dizer que não? Sim, sou uma criança totó neste meio, mas todos eles já o foram um dia. Sim, vou-me espetar a fazer ski, mas vou ter pela primeira vez a chance de experimentar e de ver paisagens lindas. Sim, vou gastar muito dinheiro, mas não vou ficar a passar fome para o compensar. Se falhar redondamente em tudo durante estes dias, tentarei ser feliz a fazê-lo.
Eu tenho este problema, de pensar demasiado nas coisas. Para não me limitar, às vezes simplesmente tomo decisões nas quais só penso depois... Foi o caso. Mas já dizia a música, se nunca tentares, nunca saberás, não é assim? As oportunidades são para serem aproveitadas, não para ficarem presas a um "what if".

Porque foi o que me bastou para dizer "sim, claro que quero ir!".

3 comentários:

м disse...

São inseguranças normais, típicas de alguém com pouca experiência e que acha sempre que os outros sabem mais ou são melhores. Mas se te convidaram é porque acham que tens alguma coisa a dizer! You go girl!!!

Anónimo disse...

Boa sorte :D

Cat disse...

Ando há 5 anos nesta vida de congressos, posters e apresentações e não há forma de me habituar. Stresso sempre MUITO, mesmo MUITO. Mas alguns conselhos que podem ajudar e que costumo tentar interiorizar na véspera:
- Se correr mal e for uma humilhação total, são só uns escassos minutos da minha vida.
- Isto pode estar cheio de experts mas deste tema que preparei tão bem, eu também percebo
- Mais uma linha no currículo!

E a verdade é que (como também deves saber) correr sempre bem ou, pelo menos, bem melhor do que o previsto. Por isso, relaxa e tenta aproveitar! :) Boa sorte! :)