terça-feira, 15 de novembro de 2016

Anti-pessoas, talvez

Como disse ontem, estou a tornar-me anti-arrogância. Estou num ambiente novo, por isso tento não julgar as pessoas que ainda não conheço assim tão bem, mas há coisas que me tiram do sério. Tento respirar... E a seguir é sorrir e acenar. Sorrir e acenar. Sorrir e acenar... (acho que já se percebeu)
O pior é que me estou a tornar anti-nacionalistas. Possivelmente estou a empregar mal o termo nacionalista, dado que eu amo Portugal e orgulho-me de muitas coisas boas que temos. Por isso, às vezes também tenho as minhas saídas de "ai... que saudades da nossa bica", de "quero a minha carne boa", and so on.
No entanto, lá porque tenho orgulho e gosto em falar do nosso país, odeio aquela vozinha arrogante que vem acompanhada pelo "pois, vocês não sabem como é" ou pelo "pois... não é assim que se faz, o original é do meu país e não é assim". Nos últimos dias, tenho assistido a tantas coisas deste género... Até com a língua. Pessoas que estão num país estrangeiro, em que se fala outra língua que não a deles, a dizerem-me que eu não sei falar espanhol porque não consigo pronunciar os s's como eles. Isto vindo de espanhóis... Que se nota a sete léguas de onde é que eles são, porque há sons que simplesmente mantêm como na sua língua.
Para mim, tudo tem a ver com o tom e a intenção com que se diz uma coisa. Claro que se alguém me vier mostrar um pastel de nata que pareça um brigadeiro, eu vou-me rir. Mas não vou ter "aquele" tom. Aliás, ontem ri-me na cara do alemão que jantou crepes com Nutella. Porque achei engraçado. E disse-lhe que aquilo para mim era uma sobremesa, não um jantar. Mas aceitei e não critiquei. Tanto aceitei, que aceitei um para depois de jantar... ;)
Uma das razões que me faz gostar tanto de Genève é o quão internacional esta cidade é, ou não fosse esta um grande centro de operações a esse nível. Acho genuinamente que, em sítios assim, a mentalidade das pessoas é mais aberta e que as diferenças são aceites de outra forma. Mas mesmo assim, gente arrogante e "com a mania" há em todo o lado... Resta-me não ser como eles e aceitá-los como são.

1 comentário:

Emma disse...

Não sabes falar espanhol porque não sabes pronunciar os ss como eles, mas se lhes pedires para dizer uma palavra em português nem uma sabem dizer :o