terça-feira, 16 de janeiro de 2018

O meu filho é melhor do que o teu


Já repararam que a maior parte das mães (quero dizer "e pais", mas não tenho a certeza) tem desde cedo uma ideia muito errada dos filhos que tem em casa? Geralmente, isto varia em torno de dois pontos totalmente opostos, que se deveriam anular, mas que de alguma forma não o fazem e que dão alento às nossas queridas progenitoras.
Primeiro, consideram que somos desprovidos de cabeça, que não atinámos com a educação que nos deram, e que por isso somos seres altamente influenciáveis que vão atrás da conversa dos outros. Ao mesmo tempo, quando ouvem histórias dignas de protagonizar um American Pie (ou não, apenas que um qualquer adolescente gregou até lhe saltarem as entranhas), podem jurar a pés juntos que não somos iguais a todos os outros, somos melhores. Em que é que ficamos? Não sei, não consigo perceber.
A minha mãe revelou-me recentemente que, enquanto eu estive na faculdade, teve um receio enorme de que eu começasse a fumar (lol? E conheceres a filha que tens?). Por outro lado, também achou que eu não me embebedava (lol? E conheceres a filha que tens?). Não digo isto com qualquer tipo de orgulho, só que essa ideia de que "só os outros e os filhos dos outros é que são assim" é completamente errada.
Não estou a dizer que depois andam a apregoar este género de pensamentos aos sete ventos. Nem todas as mães gostam de esfregar estas coisas na cara dos outros (há algumas que gostam... e como eu conheço os filhos dão-me vontade de rir). Só digo que deveríamos pensar na possibilidade de termos telhados de vidro. Que se partem com muiiiiita facilidade.

4 comentários:

м disse...

Aquela dissonância cognitiva <3 Lol. Mas é verdade. Por um lado acham que não temos cabeça para pensar por nós e vamos fazer tudo o que os outros fazem ou nos dizem para fazer. Por outro, acham que somos muito melhores que os outros e que nunca poderíamos fazer aquelas coisas (sempre as más, claro). Deve ser tão difícil lidar com estes pensamentos de mãe.

E. disse...

acho que todos os pais acham que os seus filhos são melhores que os dos outros mas muitas vezes nem sabem a peça que têm em casa ahhah! x

E. ♥ Meet me for Breakfast

pequenasvontades disse...

Concordo com o que dizes, acho que a maioria dos pais tem uma ideia muito idealizada dos filhos.

M. disse...

Os meus pais por acaso não acham nada que somos as melhores. Eles dizem sempre que isso é uma ideia errada porque depois todos juntos "somos iguais" aos filhos dos outros.