quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Digam a verdade!!


As pessoas que me conhecem sabem que eu consigo ser MUITO "grammar nazi". Já fui mais, porque 1) a vida ensinou-me a estar caladinha para não ser desagradável e 2) sinto que o meu nível de Português tem vindo a piorar. No entanto, apesar desta minha característica, não sou nem nunca fui perfeita. Claro que tenho falhas e dou erros, mas também é importante aprender com isso e não ter a atitude deplorável de quem não se quer melhorar a si próprio. Adiante.
De vez em quando, dou por mim a pensar em palavras e na sua fonética. Em vez de pensar nos problemas da humanidade, penso em coisas como: "se a palavra cachecol é aguda (sílaba tónica no fim), porque é que dizemos cáchecol e não câchecol?". Como tenho amigas que sabem deste meu grau de tolice, é comum começar conversas com "já repararam que... *inserir facto absolutamente irrelevante sobre fonética / gramática / língua portuguesa no geral * ?".
Até que há uns dias, uma delas (que já andava com esta discussão com outra pessoa) me diz "como é que dizes o feminino de macho?" (ou seja, a palavra fêmea), ao que eu respondo:
- Fémea! (escrito de acordo com a forma como eu digo, não como eu escrevo)
O que se seguiu foi uma grande confusão. Uns dizem fêmea, outros fémea. De repente, na minha cabeça revivi todos os momentos em que pensei "que peculiar, escreve-se duma maneira e lê-se doutra". Tentei perceber se era um regionalismo, mas não encontrei um padrão... Ainda assim, é comum dizer-se fémea no Sul. Tão comum, que uma pessoa que eu conheço (não posso dizer quem, porque fui gerada dentro dela e isso seria uma vergonha para mim também) achava que se escrevia fémea.
As dúvidas permanecem... Será que é uma palavra que evoluiu como gémeo (Português de Portugal) e gêmeo (Português do Brasil) e nunca houve uma actualização na escrita? Será que eu vivi toda a minha vida enganada e se diz fêmea? Enfim, não sei.
Agora, digam a verdade e somente a verdade: como raio é que vocês dizem esta palavra? Não tenham vergonha, eu estou do pior lado!

5 comentários:

mary disse...

Não te sintas mal porque eu também digo "fémea" e sou do Norte ahah

м disse...

fêmea

E. disse...

digo fêmea! x

E. ♥ Meet me for Breakfast

Anónimo disse...

Fêmea xD

r: não era de todo mal pensado eheh, btw, sigo o blog :)

M.Santos disse...

Fémea 😊