sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

O poder de uma lista de compras


Como dizia há dias neste outro post, o meu poder de poupança tem andado a crescer. Claro que para isso, há pequenos truques que ajudam. O típico "não ir às compras com fome" funciona imenso, já que não me dá vontade de "arrebanhar" 50 mil pacotes de batatas fritas e de bolachas.
No entanto, a minha melhor amiga é a lista de compras. É essencial para compras maiores desde que me mudei! Claro que toda a gente as escreve, mas agora a questão é: e segui-las? Poooiiiiiis, não sejam mentirosos. Uma pessoa vê coisas em promoção, ou algo que lhe está mesmo a apetecer, e já se esqueceu da lista.
Assim, para que resulte como um método de poupança (afinal, representa aquilo que de facto precisamos), temos de ser regrados. Claro que não precisamos de ser nazis! As coxas de frango estão em promoção? Já não se compram os bifes. Olha aqui as pipocas a olhar para mim para me acompanharem num filme logo à noite? Está bem, pronto. Mas olha aqui uma garrafa de whisky (não sei porque me lembrei de whisky) em promoção que encarece a minha conta em 15€... Não, não há necessidade, já estão a abusar.
Portanto, seguir a lista de compras é algo que de facto aconselho para pessoas despistadas e gastadoras como eu. Planear as refeições semanais por alto e resumir as nossas compras nisso mesmo ajuda muito nos gastos ao fim do mês.

6 comentários:

Anónimo disse...

Faço exactamente a mesma coisa, assim evito gastos desnecessarios 😊

м disse...

Listas são as nossas melhores amigas para tudo! E se começares a apontar todas as despesas que tens num mês, verás como ainda vais poupar mais. Começas a perceber para onde vai o dinheiro, no que gastas e podes cortar... Ao fim de uns tempos é quase automático. Sugiro a aplicação Mobills. É fantástica.

i. disse...

Eu faço isso à mão, M :) Mas hei-de cuscar essa app! Obrigada.

C disse...

eu sou adepta das listas. acho que é a melhor forma de poupar e de evitar esquecer-me de alguma coisa no supermercado

Olivia disse...

Tenho de fazer isso, quando chegar a minha vez.

Tulipa Negra disse...

Levo sempre qualquer coisa que não está na lista :P