sábado, 6 de maio de 2017

Caminhando para ser mais saudável... mas com passinhos de bebé

No geral, há muitos anos que sou uma pessoa pouco saudável. O facto de comer tudo e mais alguma coisa sem engordar (ou acumular coisas indesejadas) fez com que me habituasse a comer muita porcaria. Desporto? Depois de ter uns problemas de coluna um pouco mais graves aos 17 anos (nada de especial, mas que fizeram com que tivesse de parar de fazer Educação Física), pouco mais me mexi. Portanto, nos últimos 5 ou 6 anos, até me inscrevi no ginásio uma vez... Mas a falta de frequência fez com que não fizesse sentido continuar a pagar a mensalidade.
O pior é que eu sempre gostei desta vida. Então deitar-me a ver séries enquanto como pipocas e/ou chocolate não é tão bom? Há lá coisinha melhor. Ainda assim, apesar de não engordar, eu sempre soube que isto não era bom para a minha saúde. Então defini um limite na minha cabeça. Até aos 25, tenho de caminhar para ser saudável. Diminuir aqui o consumo disto, aumentar um bocadinho o daquilo... Ir-me mexendo mais e mais.
Apesar de faltar um ano e meio para os 25, ter vindo para a Suíça melhorou a minha alimentação. Não me lixem, a comida é cara... Então, por que motivo iria gastar muito dinheiro em pacotes de batatas fritas? Ou em bolachas de chocolate? Ou em ir jantar ao McDonald's por cerca de 15€? No entanto, o sedentarismo instalou-se ainda mais na minha vida... Praticamente não ando a pé e estou sentada ao computador durante muiiiitas horas. Para depois descer as escadas, sentar-me num autocarro e voltar para casa.
Tudo isto - aliado a outros factores - fizeram com que começasse a acumular celulite de forma louca. Vocês vêem-me no dia-a-dia, magra, e dizem que estou parva... Se há coisa que me irrita é quando as pessoas começam com o "tu sabes lá", "tu não precisas", porque sou magra. Ya, sou magra, os meus braços são esqueléticos... Mas isso não me impede de acumular seja lá o que for. Bem, voltando ao tópico... Comecei a acumular celulite e o facto de só ter um espelho de cara no quarto fez com que não me apercebesse bem da dimensão da coisa. Quando me olhava ao espelho, estava vestida... Por isso, o ataque à coisa tardou em chegar, bem como a minha preparação mental (ainda estou longe de estar bem mentalizada).
Continuo sem me querer mexer... É tarde para me inscrever em ginásios aqui (vou embora daqui a menos de 2 meses) e a chuva não ajuda a querer praticar seja o que for ao ar livre. Nááá. Mas o facto de o saudável estar na moda faz com que seja fácil fazer pequenas alterações na alimentação - o que já comecei a fazer. A preferir certos tipos de pães ou de massas (se bem que a massa é o meu calcanhar de Aquiles... adoro massas). A comprar sementes e mariquices para pôr nos iogurtes (magros, hã?). A ter pequenos-almoços mais saudáveis (todos os dias e não só ao fim-de-semana).
Enfim... Pequenas alterações. Passinhos de bebé. Afinal de contas, ainda falta um ano e meio até aos 25.

5 comentários:

E. disse...

bebe muita água! ouvi dizer que ajuda na celulite! x

E. ♥ Meet me for Breakfast

Joana | My Pretty Mess disse...

Tenho feito várias alterações no meu estilo de vida - também antes era muito sedentária - e noto diferenças incríveis, se te serve de motivação! :)

Anónimo disse...

Também sou como tu em muitos aspectos, porém no Verão não consigo comer comidas muito pesadas pois passo mal com o calor :)

Helena Primeira disse...

Como é tão complicado, principalmente para mim que sempre comi e como muitos vegetais e legumes, comidas em poucas quantidades e sobretudo caseiras (não sou nada de comer em cadeias de fast food). O pior mesmo, é não conseguir resistir as batatas fritas de pacotes, doces e assim...
O ideal é não desistires dos teus objetivos em quereres ser mais saudável, mesmo que seja a passos lentos, pois já diz o ditado: "grão a grão, enche a galinha ao papo" :)

*XoXo
Helena Primeira
Helena Primeira Youtube
Primeira Panos

м disse...

Ai mulher, como te entendo! Eu ando com uma preguiça de me mexer que nem é bom! Comecei a trabalhar e, tirando umas 4 ou 5 vezes que fui caminhar, nunca mais me mexi. É o dia todo sentada ao computador e depois sinto-me tão cansada deste ritmo (que ainda não assimilei completamente) que não me apetece fazer mais nada depois do trabalho. Mas tem que ser! Preciso de perder uns 5 kgs e começar a focar-me mais na alimentação saudável. Vamos lá a isto! :)